Mitologia

O velho país, Éiriú (atualmente Irlanda), a terra onde tudo começou. O lugar mais mágico do planeta. Foi ali, há 10.000 anos, que a antiga raça das fadas, os Dé Danann, tinham lutado contra os demônios Fomorianos, escavando a famosa Estrada do Gigante com a força das explosões mágicas. Era ali, em Tara que ficava Lia Fáil, a pedra no centro do universo, onde os reis das fadas e mais tarde os Ard Rí humanos eram coroados.

E também foi ali, infelizmente, que o Povo da Lama estava mais afinado com a magia. O que resultava numa taxa mais elevada de avistamento do Povo do que em qualquer outro lugar do planeta. Felizmente resto do mundo achava que os irlandeses malucos, uma teoria que os próprios irlandeses não faziam nada para negar. De algum modo eles tinham posto na cabeça que cada fada carregava um pote de ouro aonde ia. Mesmo sendo verdade que a LEP tinha uma verba para resgates, por causa da ocupação de alto risco de seus policiais, nenhum ser humano ainda havia tirado um punhado dessa verba.

Se o Povo tinha algum parentesco com os humanos, como afirmava outra teoria, as chances eram que o parentesco começou na Ilha Esmeralda.